Oficina de Teatro
No auditório do Espaço Cultural Cidade de Deus acontecem aulas de teatro, todas as quintas-feiras, com a atriz e professora Rafaela Baia. Atualmente, a atividade conta com a participação de 30 crianças, na faixa de 7 a 13 anos, dividas em três turmas.
Nas aulas, são trabalhados exercícios individuais e em grupo, com a utilização de técnicas de desinibição e improvisação, sob a abordagem de diversos temas. Os alunos realizam ainda exercícios de expressão vocal e corporal, bem como a montagem de cenas, com temas pré-determinados e esquetes de temas livre. O objetivo é extrair a criatividade e a espontaneidade, além de trabalhar a capacidade de concentração do aluno, o que gera reflexos positivos em seu próprio aproveitamento escolar. A dinâmica teatral adotada tem ainda a importância de proporcionar o autoconhecimento, trabalhando a partir do exterior, o corpo, para atingir a expressão interior de cada aluno.
O programa das aulas tem como base a utilização de jogos teatrais, seguindo a pesquisa de diferentes escolas cênicas, Viola Spolim, Augusto Boal, Grupo Teatro de Anônimo, proporcionando ao aluno contato com técnicas elementares para a formação de ator, e tendo como princípio a concepção de que todos são capazes de atuar e aprender através do exercício constante do fazer teatral.
A oficina já dá seus frutos
É freqüente a participação dos alunos em testes de seleção para comerciais, filmes e programas de TV. Este ano, a aluna Sheila Regina, de nove anos, foi selecionada, dentre crianças de vários estados, para o comercial da Fiat, veiculado em emissoras de todo país, tanto da TV aberta, quanto de canais por assinatura. Outros dois alunos, Vinícius Santos, de nove anos e Alessandro Nascimento, de 12, participaram de testes para o filme Cidade dos Homens. Alessandro foi um dos selecionados. Assim, o projeto de teatro da CUFA/CDD além de tornar a arte parte da vida das crianças, busca também propiciar oportunidades de reconhecimento e crescimento dentro da carreira.
Com a experiência de quatro anos nos palcos, a jovem atriz Rafaela Baia, de 21 anos, além de atuar, já dirigiu diversas produções teatrais. Foi aluna do tradicional curso de teatro Tablado, onde participou da montagem do espetáculo “A última peça do inferno”. No ano de 2003, coordenou o projeto “Um sábado e tanto”, no qual se realizavam oficinas de contadores de história e de teatro, entre outras atividades. Em 2004, protagonizou a apresentação da Cia de Teatro da Cufa no programa Criança Esperança, da Rede Globo de televisão. A sua mais recente atuação foi no espetáculo “Nóia da Paranóia”, com direção de Cico Caseira, apresentado no Retiro dos Artistas.
24 maio 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário