04 dezembro 2008

CUFA-CDD em luta por uma educação de qualidade

CUFA-CDD em luta por uma educação de qualidade
Trabalho Voluntário e Reforço Escolar são algumas das ferramentas utilizadas

Entre os meses de julho e agosto a Central Única das Favelas da Cidade de Deus iniciou uma mobilização via Internet em busca de profissionais voluntários em diversas áreas, tendo como objetivo proporcionar reforço escolar aos seus atendidos, entre outras atividades de extrema necessidade para o desenvolvimento destes. A necessidade desse reforço vem de encontro à triste realidade do sistema educacional brasileiro, que por diversos motivos pouco proporciona ao alunado. Assim, a CUFA-CDD se depara, no cotidiano do núcleo da Cidade de Deus, com alguns alunos apresentando dificuldade de aprendizagem na leitura e analfabetismo funcional, entre outros problemas que os levam ao desinteresse e à baixa auto-estima, que podem causar até mesmo uma evasão escolar.

Por conta dessa realidade, a organização constatou que urgia proporcionar aos alunos de suas oficinas algum tipo de atividade complementar educacional, visando ajudá-los a superar um pouco da defasagem à qual estão sendo relegados. Deste modo, por estar ciente do papel de transformação educacional e social no qual está envolvida, a CUFA-CDD promove, de setembro a dezembro de 2008, aulas de reforço escolar para as disciplinas de Português e Matemática.

Para ministrar essas disciplinas tivemos a contribuição das educadoras voluntárias e estudantes de Comunicação da Sociedade Unificada Augusto Motta, Gabrielle Santos e Andréa Araújo, responsáveis pelas atividades da sala de leitura.

Outra colaboração importante tem sido a do voluntário e estudante de Biblioteconomia da UNIRIO, Luís Guilherme, morador da Cidade de Deus, que tem ajudado a CUFA-CDD a sistematizar o trabalho da Sala de Leitura Carolina Maria de Jesus.



Vale a pena ressaltar que todos nós somos responsáveis por um mundo mais humano, justo, solidário, menos desigual e com mais oportunidade para todos. Assim, fica a pergunta: De que maneira um indivíduo pode fazer a sua parte?

Existem várias formas, mas para todas elas é preciso dar o primeiro passo: seja um voluntário!!

Nenhum comentário: