29 maio 2009

Encontro de Família Maio/09

Realizamos hoje o habitual encontro de famílias, direcionado aos responsáveis pelos nossos alunos.
Este mês recebemos a visita da Assistente Social Aline do CRASS Elis Regina (Cidade de Deus) que retirou dúvidas em relação aos programas de inclusão do governo.















22 maio 2009

O que há de Áureo na Lei Áurea?

Recebemos nesta última quinta-feira (21/05) o Juíz do Trabalho, Wilson Prudente que traçou um panorama do negro e o mercado de trabalho.
A idéia deste evento é de levar o público a refletir sobre a magnitude da Lei Áurea (1888) que tinha por finalidade libertar o negro da opressão exercida por povos brancos.
A pergunta que fica no ar é a seguinte: Será? Será que após 121 anos da assinatura dessa Lei o Negro está de fato liberto? Ou será que só mudou a forma de opressão? Já sabemos a resposta, é verdade, sabemos que não mais são utilizadas correntes de ferro e chibatas, mas o negro continua aprisionado e tomando lapadas da vida, por conta da cor da sua pele.
Muita coisa já mudou, muitos avanços já foram conquistados, já temos um ou outro negro de destaque em nossa sociedade, mas ainda é ínfimo esse percentual.
Havia vários jovens na platéia, muitos dispersos e sem dimensionar o tamanho da problemática que estávamos discutindo, mas ainda assim havia vários prestando maior atenção. Tomara que esses tenham compreendido a dimensão do problema, que assumam uma postura diferenciada perante a este problema e que possam escrever suas histórias de maneira diferenciada a de seus antepassados.
Gostaríamos de agradecer a todos os presentes.









Fotos: Grazi Siqueira

20 maio 2009

Convite

Convidamos a todos para participar do "O que há de Áureo na Lei Áurea? " nos dias 21, 22 e 29 aqui em nossa Base.



15 maio 2009

Reforço Escolar

Iniciamos ontem (14/05) nosso projeto de Reforço Escolar. Ainda tímido, atendendo apenas 10 crianças e apenas com uma voluntária, mas com a proposta de reformulação e ampliação para o próximos meses.
A idéia desta primeira turma, é o atendimento de crianças com mais de 03 anos de escolarização, que ainda não estão alfabetizadas.
Pode parecer incrível uma criança frequentar escola por mais de três anos e não ser alfabetizada, mas isso existe, isso é a nossa realidade. E no que depender de nós vamos tentar diminuir essa defasagem dos nossos atendidos.
Queremos agradecer a disponibilidade da voluntária Maria que dedicará algumas horas da sua semana para nos ajudar nessa missão.